sábado, 7 de junho de 2014

Uma nova era para a tecnologia assistiva


Está nova era se inicia com um dos maiores gênios da humanidade Stephen Hawking.

Stephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo  britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade.

 Aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que afeta células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura. Os médicos lhe deram 2 anos de vida. A doença afetou a fala, cada vez mais desarticulada, mas ele conseguia se comunicar. Ditou à secretária o rascunho do livro em 1984.

No ano seguinte, porém, Hawking teve uma pneumonia grave e precisou fazer uma traqueostomia de emergência. Foi então que perdeu de vez a voz. Mudo e quase todo paralisado, passou a levantar uma sobrancelha quando alguém apontava para letras. Mais tarde adotou o software Equalizer, que permite escrever frases selecionando palavras de um menu com um toque da mão. Por fim, um sintetizador de voz instalado com o Equalizer trouxe de volta a fala, ainda que eletrônica.


Hawking ocupou a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge até 2009 comunicando-se apenas com um botão. E reclama: "O sintetizador me dá um sotaque americano".




A super cadeira: Como Hawking escreve e pronuncia seus discursos


1. Um tablet é instalado em um suporte de metal acoplado a um dos braços da cadeira.

2. No menu há termos prontos, como "sim", e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função Soletrar.

3. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases.

4. O texto completo é enviado ao sintetizador, que cria a voz simulando entonação, segundo Sam Blackburn, assistente de Hawking. O som sai atrás do suporte do computador.

5. Para palestrar, ele escreve o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixa a fala mais natural.

6. Stephen Hawking tem na cadeira de rodas um controle remoto universal que usa para acender luzes, abrir portas e usar TV, DVD e aparelho de som.






FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/como-stephen-hawking-consegue-falar-647304.shtml
               www.google.com.br



 

terça-feira, 3 de junho de 2014

Jogos para inclusão

·         Jogo da memória auditivo, feito com tampinhas de garrafa de refrigerante. Brinquedo excelente para desenvolver a atenção e a memória auditiva em crianças deficientes visuais ou não.

  • Memolibras - Conhecendo os Animais na Língua Brasileira de Sinais.                   Atividade com três fases para você conhecer os animais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência auditiva ou não.
PARA JOGAR, CLIQUE AQUI !
 CLIQUE AQUI.




FONTE : https://www.youtube.com/watch?v=xLsJmifwD00
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12119

O que é uma Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF nas escolas?

São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.

As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contraturno escolar.

A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.






FONTE: http://www.assistiva.com.br/aee.html